O governo chinês está elaborando um plano para aumentar a idade de aposentadoria, segundo You Jun, vice-ministro dos Recursos Humanos e da Seguridade Social. Na última semana, ele disse que a pasta solicitará opiniões e ideias de todas as partes para garantir a viabilidade e a implementação tranquila.
Em coletiva de imprensa, You comentou que aumentar a idade de aposentadoria de forma gradual é uma decisão importante sobre o desenvolvimento econômico e social da China, que melhorará o uso dos recursos humanos, aumentará a sustentabilidade do sistema de seguro social e garantirá uma vida básica ao povo.
Atualmente, os homens podem se aposentar aos 60 anos e, as mulheres, de 50 a 55 anos, dependendo do tipo de trabalho. A idade foi estabelecida na década de 1950.
Considerando o progresso social e econômico da China, a idade para aposentar é relativamente baixa, disse You. Ele citou a expectativa média de vida mais longa, mudanças na estrutura demográfica e na oferta e demanda de trabalho.
O plano será baseado em experiências e práticas internacionais e considerará a condição, tradições e história do país, concluiu.
Sem Comentários ainda!