A China lançou nesta quinta-feira sua primeira missão para coletar amostras de um asteroide. A sonda Tianwen-2 foi enviada ao espaço a bordo de um foguete Longa Marcha-3B, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan. A missão marca um avanço significativo da China na exploração interplanetária.
A Tianwen-2 deve alcançar e estudar o asteroide 2016HO3, um quase-satélite da Terra, e depois seguir viagem para investigar o 311P, um cometa do cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter. Ao todo, a missão terá duração estimada de 10 anos. A expectativa é que as amostras coletadas do primeiro alvo retornem à Terra até o fim de 2027.
Segundo a Administração Espacial Nacional da China, a missão tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a origem e a evolução do sistema solar. Para isso, a sonda foi equipada com câmeras, espectrômetros, radar, magnetômetro e instrumentos para analisar partículas e materiais ejetados. Além das descobertas científicas, a Tianwen-2 também buscará avanços tecnológicos, como a realização de amostragens em superfícies de baixa gravidade e navegação autônoma de alta precisão.
Com esse passo, a China reforça sua presença no cenário da exploração espacial e se junta aos poucos países que já planejaram trazer amostras de asteroides à Terra.
Sem Comentários ainda!