A China lançou nesta quinta-feira, na cidade de Yichang, província de Hubei, o maior navio graneleiro totalmente elétrico do país, batizado de Gezhouba. O feito marca um novo marco no desenvolvimento da navegação verde e inteligente chinesa.
Com quase 130 metros de comprimento e capacidade máxima de carga superior a 13 mil toneladas, o navio é equipado com 12 unidades de baterias de íon-lítio, que fornecem capacidade total de 24 mil kWh. O sistema permite troca rápida de baterias e garante autonomia de até 500 quilômetros.
Além da propulsão elétrica, o Gezhouba incorpora tecnologia de controle inteligente que possibilita navegação remota e atracação automática, apoiadas por redes de comunicação multicanal. Segundo o acadêmico Yan Xinping, da Academia Chinesa de Engenharia, o projeto vai além da inovação de produto, validando tecnologias centrais como baterias de grande capacidade e sistemas de energia em corrente contínua distribuída.
O uso do navio deve evitar o consumo de cerca de 617 toneladas de combustível por ano, reduzindo as emissões anuais de dióxido de carbono em 2.052 toneladas, contribuindo para os esforços da China em direção à descarbonização do transporte marítimo.

Sem Comentários ainda!