China e ASEAN concluem nova versão de acordo de livre comércio

Projeto amplia escopo da parceria com capítulos sobre economia digital, verde e cadeias de suprimento

A China e os dez países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) concluíram as negociações para a versão 3.0 da Área de Livre Comércio China-ASEAN (CAFTA), anunciou o Ministério do Comércio chinês nesta quarta-feira. A conclusão foi formalizada durante uma reunião online entre ministros da Economia e do Comércio das duas partes.

As negociações começaram em novembro de 2022 e foram substancialmente encerradas em outubro do ano passado, após nove rodadas formais. O novo acordo introduz nove capítulos inéditos, com destaque para temas como economia digital, economia verde e conectividade das cadeias de suprimento, refletindo os novos desafios e oportunidades da integração econômica regional.

De acordo com o ministério, o CAFTA 3.0 fortalece a cooperação entre as duas maiores economias em desenvolvimento da região, oferecendo um modelo de abertura e inclusão e aumentando a estabilidade do comércio regional e global. A expectativa é que o acordo ajude a consolidar a construção de um mega mercado China-ASEAN e impulsione a criação de uma comunidade com futuro compartilhado.

Os países agora se preparam para os trâmites domésticos de assinatura e ratificação, com o objetivo de formalizar o novo protocolo ainda em 2025.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.