O governo chinês alertou que as novas restrições dos Estados Unidos aos investimentos na China prejudicarão os interesses econômicos americanos e sua credibilidade internacional. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, nesta segunda-feira, em resposta ao memorando emitido por Washington na última sexta-feira, que classificou a China como um “adversário estrangeiro” e impôs novas medidas discriminatórias.
Lin criticou a decisão americana, afirmando que o aumento das barreiras aos investimentos chineses nos EUA prejudica a confiança das empresas chinesas no mercado americano e distorce o fluxo natural de investimentos entre os dois países. Ele pediu que Washington respeite as regras internacionais e pare de politizar as relações econômicas e comerciais.
Além disso, a China expressou forte oposição às restrições impostas pelos EUA ao setor de construção naval chinês, acusando Washington de violar as regras da OMC ao abusar do mecanismo de investigação da Seção 301. Pequim reiterou que tomará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses legítimos diante das crescentes barreiras comerciais americanas.
Sem Comentários ainda!