China convoca Nvidia por riscos de segurança em chips H20 vendidos ao país

Empresa deve explicar suspeitas sobre funções de rastreamento e desligamento remoto em seus chips de IA

O órgão regulador do ciberespaço da China convocou nesta quinta-feira (31) a empresa norte-americana Nvidia para prestar esclarecimentos sobre riscos de segurança relacionados ao chip de inteligência artificial H20, vendido ao mercado chinês.

Segundo comunicado da Administração do Ciberespaço da China (ACC), a medida visa proteger a segurança do ciberespaço e os dados dos usuários chineses, conforme as leis locais sobre segurança de redes, proteção de dados e informações pessoais.

As preocupações aumentaram após denúncias de que chips da Nvidia podem conter funções avançadas de “rastreamento e posicionamento” e “desligamento remoto”, tecnologias consideradas maduras por especialistas dos Estados Unidos. Legisladores norte-americanos também teriam sugerido que chips exportados passem a incluir mecanismos desse tipo, alimentando ainda mais o alerta sobre possíveis riscos à soberania digital de outros países.

A Nvidia foi solicitada a apresentar provas e explicações formais à autoridade chinesa. A investigação ocorre em um momento sensível, marcado pela crescente competição global no setor de inteligência artificial e preocupações sobre a segurança de infraestrutura crítica.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.