China aumentará cooperação com os países latino-americanos, diz Ministério das Relações Exteriores

Porta-voz da pasta citou projetos no Brasil, Peru e Costa Rica

A China continuará a aumentar a solidariedade e a cooperação com os países latino-americanos e a proporcionar um sentimento mais forte de realização e felicidade aos povos de ambos os lados, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores na quarta-feira.

Falando sobre os brinquedos de alpaca peruanos, “warmpaca”, que se tornaram um dos itens mais procurados na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) deste ano, o porta-voz Lin Jian disse na coletiva de imprensa diária que o artesão peruano Oswaldo Mamani tinha apenas uma oficina de um andar com vendas anuais de pouco mais de 100 itens, mas agora a oficina ocupa três andares e centenas de artesãos se juntaram a ele.

Mamani disse em uma entrevista que a China é uma bênção para ele e seus companheiros de aldeia porque o país lhes permitiu obter mais renda e viver uma vida melhor. “A China e a América Latina sempre priorizaram grandes projetos de subsistência em sua cooperação. A lista de histórias edificantes e comoventes, como a do ‘warmpaca’, é interminável”, disse Lin.

O projeto de transmissão de ultra-alta tensão de Belo Monte, que cria uma “via expressa de eletricidade” ligando o norte e o sul do Brasil, não só forneceu energia adequada aos polos industriais do país, mas também resolveu o problema de falta de energia para mais de 22 milhões de brasileiros, disse Lin.

A China também implementou um bom número de pequenos e belos projetos de subsistência na América Latina, como os projetos de abastecimento de água em duas cidades da Costa Rica, que beneficiaram a população local e também a economia, acrescentou ele.

“A China seguirá o princípio da sinceridade, dos resultados reais, da afinidade e da boa-fé e o princípio da busca de um bem maior e de interesses compartilhados, com foco no sustento das pessoas, uma prioridade em suas relações com a América Latina, continuará a aumentar a solidariedade e a cooperação com os países latino-americanos e proporcionará um sentimento mais forte de realização e felicidade aos povos de ambos os lados”, disse Lin.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.