China anuncia tripulação da missão espacial tripulada Shenzhou-21

Astronautas decolarão nesta sexta-feira rumo à estação espacial chinesa para uma estadia de seis meses em órbita

A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) anunciou, nesta quinta-feira, que os astronautas Zhang Lu, Wu Fei e Zhang Hongzhang realizarão a missão Shenzhou-21, com lançamento programado para as 23h44 de sexta-feira (horário de Beijing) a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país.

De acordo com o porta-voz da CMSA, Zhang Jingbo, Zhang Lu atuará como comandante da missão. Os três tripulantes representam os três tipos de astronautas chineses atualmente em serviço: piloto espacial, engenheiro de voo e especialista em carga útil.

Zhang Lu já participou da missão Shenzhou-15, enquanto Wu Fei e Zhang Hongzhang, ambos integrantes do terceiro grupo de astronautas chineses, farão sua primeira viagem ao espaço. Antes de integrarem o corpo de astronautas, Wu Fei era engenheiro na Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, e Zhang Hongzhang atuava como pesquisador no Instituto de Física Química de Dalian, vinculado à Academia Chinesa de Ciências.

A missão marca o 37º voo do programa espacial tripulado da China e a sexta desde que a estação espacial chinesa entrou em fase de aplicação e desenvolvimento.

Durante cerca de seis meses em órbita, a tripulação da Shenzhou-21 realizará experimentos científicos, atividades extraveiculares e instalação de dispositivos de proteção contra detritos espaciais, além de atividades educativas e de divulgação científica. Os astronautas também receberão a nave de carga Tianzhou-10 e a próxima missão tripulada, Shenzhou-22.

Após a troca de tripulação, os astronautas da Shenzhou-20 retornarão à Terra, pousando em Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.