China amplia ações para apoiar emprego de milhões de formandos universitários em 2025

Medidas incluem novas feiras de emprego, cursos de capacitação e articulação com empresas estatais e privadas

Com a expectativa de um número recorde de 12 milhões de formandos universitários em 2025, a China tem intensificado seus esforços para facilitar a inserção desses jovens no mercado de trabalho. Só neste ano, o Ministério da Educação já organizou 12 feiras de emprego regionais em parceria com autoridades locais, oferecendo mais de 350 mil vagas.

Além disso, mais de 4,7 milhões de oportunidades de pós-graduação foram criadas a partir de visitas de presidentes de universidades e líderes partidários a empresas em busca de parcerias. O governo também lançou um programa nacional de capacitação, com mil cursos de curta duração e mil treinamentos vocacionais voltados para setores emergentes.

Outro destaque foi a circular conjunta emitida em abril pelos ministérios da Educação, dos Recursos Humanos e da Seguridade Social e das Finanças, que incentiva empresas e instituições públicas a contratarem tanto os formandos de 2025 quanto jovens graduados desempregados de anos anteriores.

As medidas também incluem apoio específico para formandos em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de ampliar a inclusão no mercado de trabalho e reduzir o desemprego entre os jovens.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.