Chang’e-8 levará experimentos de 11 países e uma organização internacional à Lua

Missão chinesa está prevista para 2029 e integrará esforços para construção da futura Estação Internacional de Pesquisa Lunar

A China anunciou que a missão lunar Chang’e-8, programada para ser lançada por volta de 2029, contará com cargas úteis de 11 países e regiões, além de uma organização internacional, marcando mais um passo no avanço da cooperação espacial global. O anúncio foi feito durante a abertura do Dia do Espaço 2025 da China, celebrado nesta quinta-feira.

A sonda irá explorar o Planalto Leibnitz-Beta, próximo ao polo sul lunar, e atuará em conjunto com a missão anterior Chang’e-7. Juntas, elas conduzirão experimentos científicos e de uso de recursos locais, com o objetivo de preparar terreno para a futura Estação Internacional de Pesquisa Lunar.

Entre os projetos selecionados estão um robô multifuncional de Hong Kong, rovers lunares desenvolvidos pelo Paquistão e Turquia, instrumentos radioastronômicos da África do Sul e Peru, além de equipamentos científicos da Itália, Rússia, Tailândia, Irã, Egito e Bahrein.

Segundo Shan Zhongde, chefe da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), o país seguirá ampliando a colaboração com parceiros internacionais, com foco em inovações científicas e benefícios para toda a humanidade. A CNSA recebeu 41 propostas de cooperação para a missão e selecionou 10 projetos para ocupar os 200 quilos disponibilizados para cargas úteis internacionais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.