Chanceleres da China e Rússia discutem laços no Rio de Janeiro

Representantes compartilharam iniciativas sobre relações bilaterais durante encontro

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se nesta segunda-feira com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, no Rio de Janeiro.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre a China e a Rússia e testemunha também um novo progresso nos laços bilaterais em vários campos, apesar dos riscos e desafios.

Mais uma vez, ele parabenizou a Rússia por sediar com sucesso a 16ª Cúpula do BRICS, que abre um novo capítulo de maior cooperação desse grupo. Durante suas conversas à margem da Cúpula de Kazan, o presidente Xi Jinping e o presidente Vladimir Putin elaboraram um plano estratégico para o desenvolvimento das relações bilaterais no próximo estágio, indicou Wang.

A China, disse ele, está disposta a trabalhar com a Rússia para fortalecer ainda mais a cooperação e o alinhamento e promover a coordenação estratégica abrangente China-Rússia, de modo a fazer as devidas contribuições para o desenvolvimento e a revitalização dos seus respectivos países, bem como para a reforma da governança global.

A China e a Rússia devem trabalhar com os parceiros do BRICS para implementar os resultados da Cúpula de Kazan, expandir e fortalecer o mecanismo do BRICS e aumentar a influência do Sul Global, para que possam desempenhar um papel maior na promoção de um mundo multipolar, afirmou ele.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões como a crise na Ucrânia e a situação na Península Coreana.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.