CEO da Xpeng elogia cooperação tecnológica de benefício mútuo com Volkswagen

Montadora alemã adquiriu participação de 4,99% da startup chinesa

O histórico acordo de cooperação entre a Xpeng e a Volkswagen atesta a disposição da indústria automobilística chinesa de compartilhar tecnologias com o mundo, disse o CEO da Xpeng, He Xiaopeng.

O Volkswagen Group, uma montadora alemã veterana, chegou a um acordo no mês passado para comprar uma participação de 4,99% na startup chinesa de veículos elétricos (EV) Xpeng e desenvolver em conjunto dois modelos EV para o mercado chinês.

O acordo atraiu muita atenção, pois deu à Volkswagen o acesso às tecnologias da Xpeng, incluindo o sistema avançado de assistência à condução (ADAS), em seu esforço para explorar o mercado chinês de EVs em rápido crescimento.

Em uma entrevista exclusiva à Xinhua, He disse que as montadoras chinesas começaram a vender suas tecnologias de ponta para companhias estrangeiras, quebrando o modelo da transferência tecnológica unidirecional de montadoras estrangeiras para chinesas. “Temos cooperação em termos de ações e tecnologias, o que é de grande importância”, disse ele, acrescentando que o negócio também marca a primeira instância de uma montadora chinesa lucrando com a venda de seu próprio software.

Em meio aos ventos contrários globais decorrentes do aumento do protecionismo e do sentimento antiglobalização, o acordo da Xpeng com a Volkswagen enviou sinais positivos de que “uma cooperação mais estreita traz uma situação de benefício mútuo”, assinalou o CEO. “A cooperação estratégica prova mais uma vez que a indústria automobilística da China continua a abraçar o mundo e está disposta a compartilhar tecnologias e buscar o desenvolvimento comum”, comentou ele.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.