O Centro Nacional de Clima Espacial da China previu que haverá níveis moderados a altos de atividade solar nesta semana, com a possibilidade de erupções solares mais fortes.
Entre os fenômenos mais intensos do sol, as erupções solares são caracterizadas por explosões repentinas de brilho em áreas específicas da atmosfera do sol, geralmente acompanhadas por um aumento na radiação eletromagnética e pela liberação de partículas em várias faixas de energia. As erupções solares são classificadas com base em sua força, sendo a classe A a menor, seguida por B, C, M e X como as mais fortes.
De acordo com a autoridade, o sol liberou uma forte erupção solar, classificada como X4.5, às 14h35 (horário de Pequim) da segunda-feira. Os cientistas do centro emitiram uma previsão na terça-feira sobre a possibilidade de ocorrerem explosões solares de classe M e X nos próximos três dias.
As erupções solares também seguem um ciclo previsível. De acordo com Wang Jingsong, chefe do centro, a duração média de um ciclo solar é de 11,2 anos. O primeiro ciclo solar teve início em 1755. Atualmente, o sol está em seu 25º ciclo solar.
Sem Comentários ainda!