O Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, que atualmente é o único local da China para lançar espaçonaves tripuladas para a órbita, está buscando explorar o crescente mercado comercial através de mais serviços e capacidades mais fortes.
Localizado no deserto de Gobi, no noroeste da China, o centro de lançamento de Jiuquan realizou inúmeras missões espaciais desde a sua criação, em 1958, sendo citado em manchetes de jornais por lançar taikonautas da estação espacial chinesa nos últimos dois anos. Mas os membros da equipe do local também estão trabalhando duro para apoiar os lançamentos comerciais, assim como fizeram nos programas estatais.
O centro testemunhou pelo menos três lançamentos comerciais bem-sucedidos este ano, e o recém-lançado foguete transportador TL-2 Y1 é o exemplo mais recente dos esforços do local para servir às empresas espaciais privadas. Lançado em 2 de abril, o foguete desenvolvido de forma privada colocou um satélite de sensoriamento remoto em órbita durante seu voo de estreia.
À luz da crescente demanda, o centro de lançamento assumiu a liderança para construir um conjunto de novas instalações para vários tipos de espaçonaves comerciais, incluindo um novo campo de decolagem para lançadores de oxigênio-metano líquido e mais uma plataforma para foguetes de combustível sólido. Para testar e lançar foguetes líquidos criogênicos, Jiuquan também montou uma equipe de profissionais que dominam tecnologias como enchimento rápido e automático de propelente.
Sem Comentários ainda!