Uma pesquisa de astrônomos chineses em conjunto com cientistas dos Estados Unidos e da Austrália fez novas observações sobre o primeiro buraco negro identificado. Três artigos sobre o estudo foram publicados nas revistas Science e Astrophysical Journal.
De acordo com a pesquisa, o sistema Cygnus X-1 contém um buraco negro com massa solar 21 que gira a uma velocidade próxima à da luz. Ele é um dos buracos negros mais próximos da Terra e foi descoberto em 1964.
Em 2011, astrônomos mediram a distância e a massa dele pela primeira vez.
No estudo mais recente, os pesquisadores usaram o Very Long Baseline Array, um sistema de 10 radiotelescópios nos Estados Unidos, e uma técnica inteligente para medir a distância da Terra – 7.240 anos-luz.
Com esse dado, eles descobriram que o buraco negro tinha 21 vezes a massa do Sol, um aumento de 50% em relação às estimativas anteriores.
“Usando as medições atualizadas, pudemos confirmar que o Cygnus X-1 está girando incrivelmente rápido, muito próximo da velocidade da luz e mais rápido do que qualquer outro buraco negro encontrado até hoje”, disse Gou Lijun, do Observatório Astronômico Nacional da Academia Chinesa de Ciências.
Sem Comentários ainda!