Os três astronautas chineses na estação espacial Tiangong realizaram uma conversa por vídeo com estudantes em Pequim, Hong Kong e Macau na tarde de sábado, o primeiro dia de 2022. Durante um bate papo ao vivo, com a participação de cerca de 500 jovens, os taikonautas compartilharam seus sonhos e aspirações.
“Não importa o quão longe voamos, a pátria é para sempre nossa mais forte apoiadora. O amor pelo país sempre nos inspira em voos espaciais”, explicou Zhai Zhigang, comandante da missão Shenzhou-13.
A astronauta Wang Yaping expressou esperança de guiar mais jovens a olharem para as estrelas e plantarem as sementes de “amar a ciência, perseguir os sonhos e explorar o desconhecido”. Wang ganhou o título da primeira professora espacial da China depois de dar uma aula de ciências televisionada durante a missão Shenzhou-10 em junho de 2013.
Como laboratório espacial nacional do país, a estação Tiangong deve desempenhar um papel único em estimular o público, especialmente os jovens, a explorar o espaço e levar adiante o espírito científico. “Apesar de estarmos sem peso no espaço, nos sentimos firmemente aterrados no coração”, salientou o astronauta Ye Guangfu.
Durante a conversa por vídeo, a tripulação também mostrou às pessoas na Terra uma exposição de pinturas na estação espacial, que conta com cerca de 20 desenhos feitos por adolescentes do centro e oeste da China.
Sem Comentários ainda!