“Falando francamente, sinto-me bastante calmo agora”, disse Jing Haipeng, que se tornará o primeiro astronauta chinês a ir ao espaço pela quarta vez.
Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, os três astronautas chineses da próxima missão Shenzhou-16, se reuniram com a imprensa nesta segunda-feira. É esperado que a nave espacial tripulada Shenzhou-16 seja lançada na manhã de terça-feira (horário de Pequim) do Centro de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.
Jing, comandante da missão Shenzhou-16, disse que está se preparando para a missão há muito tempo. A rotina diária do astronauta inclui 600 flexões, 600 abdominais e pular cordas diariamente, além de estudos para memorizar os manuais de voo e guias de operação.
A Shenzhou-16 é a segunda missão de voo do programa espacial tripulado da China este ano, e a primeira missão com tripulação depois que a estação espacial chinesa entrou no estágio de aplicação e desenvolvimento. A tripulação permanecerá em órbita por cerca de cinco meses.
“Nos últimos dois anos, passei de um professor universitário comum a um soldado de voos espaciais. Foi a carreira que me fez, e foram a época que me nutriu”, disse Zhu, que é pós-doutorando em aerodinâmica e ex-professor universitário.
Gui, o primeiro especialista em carga útil do país, disse que é responsável pelo gerenciamento, manutenção e reparo de equipamentos de experimentos científicos a bordo da estação espacial. Ele também realizará experimentos científicos espaciais, incluindo operação de equipamentos, controle de condições de experimentos, bem como coleta e análise de dados.
Ambos nascidos em 1986, Zhu e Gui são membros do terceiro lote de astronautas da China. Jing tem uma diferença de idade de 20 anos em relação aos outros dois. Ele disse que essa equipe espacial de várias gerações respeita, aprende, incentiva e apoia um aos outros, observando que eles correm em conjunto na mesma linha de partida para um sonho compartilhado.
“Depois de mais de um ano de treinamento juntos, temos uma cooperação tácita, entendendo cada expressão, movimento e olhar um dos outros”, disse o comandante.
Sem Comentários ainda!