Os três astronautas da missão tripulada Shenzhou-14 da China se reuniram com a imprensa, na sexta-feira, em sua primeira aparição desde que retornaram à Terra em dezembro.
Os astronautas completaram suas fases de quarentena e recuperação, e agora passaram à fase de observação, de acordo com a conferência de imprensa realizada no Centro de Astronautas da China, em Pequim.
No momento, a tripulação está em boas condições físicas e mentais. Seus pesos estão nos mesmos níveis que estavam antes de suas missões, e restauraram ainda mais sua força muscular, resistência e funções cardiovasculares. Eles retomarão seu treinamento regular após completar as avaliações de saúde.
Lançada em 5 de junho de 2022, a nave espacial Shenzhou-14 enviou Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe para o módulo central da estação espacial chinesa Tianhe. Eles completaram várias tarefas durante sua missão de seis meses, incluindo a realização de três atividades extraveiculares, dando uma palestra científica online ao vivo, e cooperando com o controle terrestre para completar a montagem e construção da estrutura em forma de T da estação espacial.
Chen Dong, o comandante da missão, tornou-se o primeiro astronauta chinês a viver em órbita por mais de 200 dias. Ele disse que o apoio em solo oportuno e eficaz foi um forte apoio para que a equipe completasse a missão com sucesso.
Sem Comentários ainda!