Os três astronautas chineses a bordo da espaçonave tripulada Shenzhou-14 retornaram à Terra com segurança no domingo, depois de realizar diversos recordes durante sua missão de seis meses na estação espacial.
A cápsula de retorno da Shenzhou-14, transportando os astronautas Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe, pousou em Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 20h09 do horário de Pequim, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China.
Os astronautas estavam todos em boas condições físicas e a missão tripulada Shenzhou-14 foi um sucesso total, anunciou a agência. Eles foram escoltados por trabalhadores terrestres e colocados em cadeiras em frente à cápsula. Eles pareciam relaxados e acenaram para a equipe de terra.
“Sinto-me honrado em testemunhar a formação da configuração básica de nossa estação espacial”, disse Chen, o comandante da missão, também o primeiro astronauta chinês a permanecer em órbita por mais de 200 dias. “Tenho orgulho do meu país.”
Liu, a primeira mulher astronauta da China, disse que tem uma lembrança inesquecível na estação espacial e está animada para retornar à pátria. A cápsula de retorno se separou da cápsula orbital da Shenzhou-14 às 19h20 no domingo sob o comando do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim.
Logo após o pouso da cápsula de retorno, a equipe de busca terrestre chegou ao local de pouso. A equipe médica confirmou que os astronautas estavam bem de saúde. A equipe de pesquisa chinesa também desenvolveu tecnologias inovadoras para ajudar a tripulação da Shenzhou-14 a superar os desafios das baixas temperaturas e da noite escura.
Os três astronautas foram para a estação espacial em 5 de junho. Eles completaram várias tarefas durante sua missão, incluindo supervisionar cinco encontros e atracações, realizar três atividades extraveiculares, dar uma palestra científica ao vivo e conduzir vários experimentos de tecnologia científica.
Sem Comentários ainda!