Os astronautas chineses da missão Shenzhou-21 experimentaram pela primeira vez a sensação de assar frango e bife no espaço, graças a um novo forno de ar quente entregue à estação espacial. Em um vídeo que se tornou viral, a engenheira espacial Wu Fei aparece retirando asas de frango marinadas de um pacote, colocando-as em uma grelha e deslizando-as para dentro do forno. Após 28 minutos, o equipamento produziu suculentas asas ao estilo “New Orleans”, compartilhadas entre os seis tripulantes, junto com bifes ao molho de pimenta-preta preparados por Wu Fei e Wang Jie.
O forno foi projetado especialmente para uso em microgravidade e passou por rigorosos testes de segurança. Segundo Liu Weibo, do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China, o equipamento possui controle de temperatura preciso, sistema de filtragem e tecnologia de catálise de alta temperatura, permitindo um cozimento livre de fumaça e em conformidade com os padrões de emissões da estação. O sistema pode operar de forma contínua por até 500 ciclos.
A introdução do forno representa um novo avanço no sistema de suporte à vida da estação espacial chinesa, que agora oferece mais de 190 tipos de alimentos e um cardápio com ciclo de 10 dias. Os astronautas podem preparar vegetais frescos, carnes, bolos e castanhas, melhorando a nutrição e o bem-estar durante as longas missões.
Além disso, o “jardim espacial” da estação continua produzindo resultados positivos: sete espécies de plantas, entre elas alface, tomate-cereja e batata-doce, já foram cultivadas em 10 lotes, rendendo 4,5 kg de frutas e vegetais frescos. Algumas, como a alface e o tomate, completaram todo o ciclo de crescimento, do plantio à colheita de novas sementes, garantindo um suprimento contínuo e sustentável de alimentos em órbita.

Sem Comentários ainda!