O monopólio hospitalar incentivado pelo governo resulta em alto custo de saúde nos EUA, segundo críticas do jornal The Hill. De acordo com a imprensa norte-americana, grupos hospitalares estão em expansão, comprando hospitais pequenos e clínicas independentes. O tal fenômeno não é economia de escala, mas um resultado do regulamento administrativo, que dá vantagens injustas às instituições de grande escala na competição.
Segundo o padrão de antimonopólio, consideram-se altamente concentradas 90% de áreas estatísticas metropolitanas. Com esse grande poder de monopólio, o sistema de hospitais consegue aumentar o preço de serviço sem elevação na qualidade.
Por meio do programa 340B, como é chamado o desconto de medicina, hospitais são estimulados a vender medicações de preço mais alto para pacientes que tenham seguros privados na saúde, assim, eles podem ganhar um lucro enorme. E esse custo pago por empresas de seguro são repassado para pacientes.
Anualmente, hospitais de grande escala têm receita líquida de milhões dólares somente via seguro. Isso é favoritismo, segundo descrito pela imprensa.
Sem Comentários ainda!