Presidente Xi Jinping saúda 2018

Setores de tecnologia, bem-estar e política internacional do país são destaque em discurso de ano novo

Xi Jinping, em discurso de boas-vindas ao ano de 2018

Xi Jinping, em discurso de boas-vindas ao ano de 2018

O presidente Xi Jinping discursou na chegada do ano de 2018 e fez votos para o povo chinês, resumindo acontecimentos significativos para o país, além de congratular os avanços relacionados aos setores de bem-estar social, criação e tecnologia. Xi também destacou as atividades diplomáticas multilaterais realizadas em 2017.

Segundo Xi, o ano que se inicia é o período para se implementar totalmente “o espírito do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China” e também é o 40º aniversário da aplicação da reforma e abertura, com o compromisso da erradicação da pobreza, até 2020, da população carente rural, sob os padrões vigentes do país. “Toda a sociedade deve entrar em ação com todos os melhores recursos e implementar as políticas com precisão para conseguir, sem cessar, novas vitórias”, destacou o presidente.

Sobre assuntos internacionais, o mundo está atento à posição e à atitude da China nos assuntos relativos à paz e ao desenvolvimento, e Xi afirmou que “a China sustenta firmemente o poder e a posição da ONU, cumpre ativamente suas obrigações e responsabilidades internacionais devidas, atém-se a suas promessas em resposta às mudanças climáticas globais, promove ativamente a construção em conjunto de ‘Cinturão e Rota’ e sempre trabalha como um construtor para a paz mundial, um contribuinte para o desenvolvimento global e protetor da ordem internacional. O povo chinês está disposto a esforçar-se junto com os povos dos outros países para abrir um belo futuro mais próspero e mais pacífico”

A seguir, trechos do pronunciamento.

Economia e sociedade

“Em 2017, realizamos o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), evento que abriu o novo processo da construção de um país moderno socialista. O Produto Interno Bruto de nosso país entrou na casa dos 80 trilhões de yuans. As zonas urbanas e rurais registraram um aumento de emprego de mais de 13 milhões de pessoas. O seguro para a velhice já cobriu mais de 900 milhões de habitantes, enquanto mais de 1,35 bilhão de habitantes têm acesso ao seguro médico básico. Temos uma nova parcela de mais 10 milhões de habitantes rurais, em condições precárias, que se livraram da pobreza…”

Destaques em tecnologia

“Recebemos frequentes boas notícias nas áreas de inovação científica e tecnológica e de construção de projetos importantes. O Telescópio de Modulação de Raio-X Duro de Huiyan foi lançado ao espaço. O avião de passageiros de grande porte C919 realizou sua estreia de voo no céu. O computador quântico foi desenvolvido com sucesso. Foi realizada a experimentação para plantação do arroz de água salgada. O primeiro porta-aviões de fabricação chinesa entrou na água. O planador submarino Haiyi efetuou observações no mar profundo. A primeira exploração de gelo combustível no mar foi realizada com sucesso. O cais automático da 4ª etapa do Porto Yangshan foi inaugurado oficialmente. O projeto do corpo principal da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau foi totalmente concluído. Os trens-bala Fuxing têm corrido no vasto território de nossa pátria… Aplaudo pela grande força criativa do povo chinês!”

Votos de paz e prosperidade evidente

“Na ocasião do 20º aniversário do regresso de Hong Kong à pátria, fiz uma visita à região. Vi com os meus próprios olhos que, com o forte suporte da pátria, Hong Kong manteve a prosperidade e estabilidade de longo prazo e terá um futuro ainda promissor. Com o objetivo de memorizar a história e fazer votos pela paz, realizamos, ainda, uma cerimônia em comemoração ao 80º aniversário do início da guerra de toda a nação chinesa contra a invasão japonesa e uma solenidade de luto nacional para as vítimas do Grande Massacre de Nanjing.”

Fóruns e cooperações internacionais

“Realizamos, em nosso país, algumas atividades diplomáticas multilaterais, incluindo o 1º Fórum de Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, a reunião de Xiamen de líderes dos países do BRICS, diálogo de alto nível entre o PCCh e partidos do mundo. Também participei de algumas reuniões multilaterais importantes em outros lugares do mundo. No início deste ano [2017], participei da reunião anual do Fórum Econômico Mundial de Davos e fiz um discurso na sede da ONU, em Genebra. Depois, compareci à cúpula do Grupo dos 20 e à reunião não oficial de líderes da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, entre outros eventos. Nestas diversas ocasiões, troquei opiniões de forma profunda com as partes concernentes e todos concordaram em promover em conjunto a construção da comunidade de destino comum da humanidade, a fim de beneficiar os povos de todos os países do mundo.”

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.