China estabelece limite diário de visitantes ao maior telescópio do mundo

A razão para essa decisão é para evitar que sinais de aparelhos eletrônicos comprometam os resultados do telescópio

A China decidiu estabelecer um número diário de visitantes que o maior telescópio poderá receber, em virtude da alta procura que aconteceu durante o feriado do Dia Nacional da China. O Radiotelescópio de Abertura Esférica de Quinhentos Metros (FAST, na sigla em inglês) passa a poder receber até 2 mil visitantes por dia, de acordo com o distrito Pintang, na província de Guizhou.

O grande número de turistas que visitam o telescópio tem gerado preocupações de que, devido ao sinal dos aparelhos eletrônicos carregados pelos visitantes, os resultados possam ser comprometidos. Por essa razão, o governo local também fará verificações de segurança para assegurar que ninguém leve dispositivos eletrônicos ao lugar.

O acesso ao FAST é gratuito, mas cada visitante deve pagar 50 yuans (US$ 7,30) pelo serviço de transporte, que atualmente só vende bilhetes pela internet. Desde sua operação experimental, em 2016, o telescópio já descobriu 44 pulsares, que podem ser usados para realizar pesquisas sobre ondas gravitacionais e buracos negros e resolver outras questões importantes da física.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.