A China dimensiona suas reservas de gelo combustível

Uma mistura de água e metano.

A China estima ter uma reserva de 80 bilhões de toneladas de gelo combustível equivalente a petróleo. Li Jinfa, vice-diretor da seção de Pesquisa Geológica Chinesa do Ministério da Terra e Recursos, resumiu numa coletiva de imprensa o primeiro sucesso da China na exploração de gelo combustível no mar, com a coleta de amostras, em maio último, no Mar do Sul da China, após cerca de duas décadas de pesquisa e exploração, um feito que pode levar a uma revolução na energia em termos globais.

O gelo combustível está presente no leito marinho ou em áreas de tundra que apresentam forte pressão e baixa temperatura, necessárias à sua estabilidade. É uma substância inflamável, como o etanol sólido. Um m3 de gelo combustível é equivalente a 164 m3 de gás natural comum.

“Até o momento, os testes para a exploração do gelo combustível no mar de Shenhu, localizado cerca de 320 km a sudeste da cidade de Zhuhai, Província de Guangdong, têm feito um progresso contínuo, com uma média de extração diária de 8.350 m3 de gás com alta pureza”, declarou Li.

Ele acrescentou ainda que a China irá acelerar a exploração de reservas potenciais e iniciar testes de exploração com diferentes tipos de gelo combustível, fortalecendo a inovação em ciência e tecnologia marinhas. Além disso, a China dará prioridade máxima à proteção ambiental durante os testes de exploração e fará todos os esforços possíveis para alcançar uma exploração e utilização verdes do recurso, declarou Li.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.