O presidente chinês, Xi Jinping, disse no domingo que espera ter uma troca aprofundada de opiniões com o presidente Lula sobre o maior fortalecimento das relações China-Brasil, a promoção da sinergia das estratégias de desenvolvimento dos dois países, bem como questões internacionais e regionais de interesse comum.
Xi fez essas observações em uma declaração por escrito ao chegar ao Brasil para a 19ª Cúpula de Líderes do G20 e para uma visita de Estado ao país a convite do presidente Lula. Afirmando que ele visitou o Brasil quatro vezes e testemunhou o desenvolvimento e as mudanças no país nos últimos 30 anos, Xi disse que se sente muito próximo do Brasil ao pisar novamente nesta terra apaixonante.
A China e o Brasil são amigos com as mesmas aspirações e bons parceiros para seguir em frente de mãos dadas, disse Xi. Embora separados por oceanos, a China e o Brasil, dois grandes países em desenvolvimento nos hemisférios oriental e ocidental, respectivamente, são atraídos um pelo outro e se ecoam à distância, disse ele.
Xi declarou acreditar que a visita fortalecerá ainda mais a confiança mútua estratégica entre os dois países, aprofundará os intercâmbios e a cooperação em vários campos e dará início a um novo “período dourado de 50 anos” para as relações entre a China e o Brasil.
Sem Comentários ainda!