A State Grid foi vencedora do lote principal no maior leilão de energia da história do Brasil. A gigante chinesa será responsável por um projeto de linhas de transmissão nos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, por um deságio de 40%.
O leilão foi realizado na última semana, na sede da B3, em São Paulo. O consórcio brasileiro Olympus XVI e a espanhola Celeo arramataram os outros dois lotes oferecidos. Somados, os projetos representam R$ 21,7 bilhões em investimentos.
O lote arrematado pela State Grid sozinho demandará um investimento de mais de R$ 18 bilhões e tem o objetivo de melhorar o escoamento de excedentes de energia gerados em usinas eólicas e solares na região Nordeste para o Centro-Oeste.
Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), atualmente, a geração eólica e solar no Nordeste excede o consumo, o que resulta na necessidade de usinas pararem a produção, por causa da falta de linhas de transmissão para outras regiões.
Em comunicado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou o resultado do leilão: “Esses recursos irão trazer desenvolvimento econômico e social, com geração de empregos diretamente nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, com reflexos positivos em todos os outros estados da federação”.
Sem Comentários ainda!