O épico de guerra chinês “A Batalha no Lago Changjin” estreou na sexta-feira em um lançamento especial em alguns cinemas da América do Norte. O filme está sendo lançado pela CMC Pictures, com legendas em inglês, em mais de 20 salas de cinema selecionadas, incluindo Los Angeles, São Francisco, Nova York, Boston, Dallas, Seattle, Vancouver e Toronto.
Dirigido por Chen Kaige, Hark Tsui e Dante Lam, o longa-metragem é ambientado no inverno de 1950 durante a Guerra de Resistência à Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia. Diante das condições mais adversas de frio extremo, falta de comida e grande defasagem de armamentos, os soldados dos Voluntários do Povo Chinês (VPC) avançam, destemidos e determinados em uma batalha decisiva no Lago Changjin, ou Reservatório Chosin.
“A Batalha no Lago Changjin” é o filme de maior bilheteria mundial neste ano, tendo arrecadado 5,6 bilhões de yuans (US$ 886 milhões) só no continente chinês desde 30 de setembro, de acordo com os dados de bilheteria compilados pela Maoyan, uma plataforma de dados chinesa.
Quero assistir a esse filme,pela curiosidade,como brasileira, de saber mais sobre a China.