Huawei lança primeiros laptops com sistema HarmonyOS

Expansão do sistema operacional marca nova fase da empresa no mercado de PCs, dominado por Microsoft e Apple

A Huawei apresentou nesta segunda-feira seus dois primeiros laptops equipados com o sistema HarmonyOS, marcando a estreia da plataforma autodesenvolvida da empresa chinesa no segmento de computadores pessoais. O lançamento ocorreu em Chengdu, na Província de Sichuan, com a apresentação dos modelos MateBook Pro e MateBook Fold Ultimate Design.

Desenvolvido originalmente para smartphones, o HarmonyOS — chamado de Hongmeng na China — agora se expande para um mercado historicamente dominado por sistemas como o Windows, da Microsoft, e o macOS, da Apple. Segundo Yu Chengdong, diretor executivo da Huawei, o sistema redesenha a experiência do usuário ao integrar software, hardware, dispositivos e serviços em nuvem.

Lançado em 2019, o HarmonyOS é um sistema de código aberto pensado para funcionar em múltiplos dispositivos. Desde então, já foi adotado em celulares, tablets, relógios inteligentes, eletrodomésticos e veículos elétricos.

A aposta da Huawei em PCs com sistema próprio reforça a estratégia da empresa de reduzir sua dependência de plataformas estrangeiras e aumentar o ecossistema de produtos compatíveis com o HarmonyOS, diante de um cenário global de incertezas e restrições comerciais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.