Governo da Rússia defende emissão de títulos soberanos em yuans, a moeda chinesa

Algumas das maiores estatais russas já cogitam participar na emissão dos ‘panda bonds’

O Ministério das Finanças da Rússia anunciou nesta segunda-feira (8) que defende a emissão de títulos soberanos em yuan no mercado doméstico russo, com acesso direto para investidores chineses por meio de uma ligação entre depositários dos dois países.

A medida busca fortalecer a captação de liquidez em moeda chinesa e ampliar os laços financeiros bilaterais.

Segundo a agência de notícias russa RIA, Moscou e Beijing também discutem a colocação de títulos corporativos russos no mercado chinês, e já há interesse de grandes empresas.

A estatal nuclear Rosatom e a gigante de energia Gazprom avaliam a emissão de “panda bonds”, denominados em yuan. A moeda chinesa já é a mais negociada na Rússia, mas o mercado de títulos da China representa um espaço de captação muito maior.

A diversificação de moedas para reservas internacionais é um dos principais fatores que incomoda o presidente dos EUA, Donald Trump, que fala que isso coloca em risco a supremacia do dólar.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.