A constelação de satélites comerciais chinesa Spacesail fornecerá serviços de comunicação via satélite e acesso à internet banda larga para áreas remotas e desassistidas do Brasil. A iniciativa será realizada em parceria com a Telebras, conforme memorando de cooperação assinado na última quarta-feira com a Shanghai Spacesail Technologies, desenvolvedora do projeto.
Os serviços comerciais no Brasil estão previstos para começar oficialmente em 2026, marcando o início das operações internacionais da empresa chinesa. A Spacesail é uma megaconstelação de órbita baixa com design de múltiplas camadas e órbitas, projetada para oferecer comunicação em banda larga. Atualmente, conta com 36 satélites em operação, já testados e aptos a fornecer serviços.
A constelação deve iniciar sua operação global em 2025, oferecendo suporte em áreas como transporte, energia renovável, cidades inteligentes, agricultura de precisão, resposta a desastres e economia de baixa altitude. Além disso, a Shanghai Spacesail Technologies está negociando com mais de 30 países para expandir suas aplicações comerciais ao redor do mundo.
Com 1.059 satélites em órbita — dos quais 492 são comerciais —, a China registra um cenário crescente no setor espacial. Até junho de 2024, o país contava com 546 empresas comerciais ativas nesse segmento.
Sem Comentários ainda!