BYD instalará centro de desenvolvimento tecnológico em Salvador

Montadora já tinha anunciado a instalação de três fábricas em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana

A montadora de veículos chinesa BYD abrirá um centro de desenvolvimento tecnológico em Salvador, capital da Bahia, para criar um veículo híbrido flex que será produzido no Brasil, informou o governador Jerónimo Rodrigues.

Em declarações à imprensa, Rodrigues afirmou que o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, comunicou a decisão pessoalmente, o que se soma ao anúncio feito pela empresa no mês passado de construir três fábricas em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, em instalações que pertenciam antigamente à Ford.

“Recebi uma notícia que não estava esperando. Uma das coisas que acordamos com a BYD quando viesse para se instalar na Bahia, era criar um ambiente de ciência, de pesquisa, como a Ford tinha. Escutei do próprio presidente da BYD no Brasil que isso está garantido. Será em Salvador. Fiquei muito feliz”, disse Rodrigues.

Segundo o governo regional, a BYD criará mais de 5 mil empregos diretos e investirá 3 bilhões de reais na instalação das três fábricas. A expectativa é de que a produção comece no segundo semestre de 2024. A vice-presidente mundial e conselheira delegada da montadora para as Américas, Stella Li, afirmou que a cidade de Salvador poderia se converter no “Vale do Silício brasileiro”.

Embora a grande maioria das vendas de carros elétricos e híbridos da empresa aconteçam na China, a expectativa é que o Brasil se converta no maior mercado fora do país e, possivelmente, em um centro de fabricação para a venda em outros países da América.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.