O portal Poder 360 publicou, na última semana, um artigo do embaixador Yang Wanming, no qual ele comenta o êxito da recente 3ª Reunião Ministerial do Fórum China-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Com o tema “Juntos, superando dificuldades atuais e criando oportunidades para construir uma comunidade de destino comum”, a reunião alcançou amplos consensos sobre o aprofundamento da confiança mútua estratégica e a cooperação pragmática em áreas prioritárias nos próximos três anos, afirmou o embaixador da China no Brasil.
No artigo, Yang recordou a participação de forma virtual do presidente Xi Jinping, que aproveitou o evento para “traçar o caminho para o desenvolvimento de alta qualidade das relações entre a China e os países da América Latina e Caribe (ALC) na nova era, dentro da Iniciativa de Desenvolvimento Global”, lançada por ele na Assembleia Geral da ONU em setembro passado para conclamar a comunidade internacional a fortalecer a cooperação em oito áreas principais.
Essas áreas, como ressaltou o embaixador, são a redução da pobreza, segurança alimentar, resposta à Covid-19 e vacinas, financiamento do desenvolvimento, mudança climática e desenvolvimento verde, industrialização, economia digital e conectividade, e aceleração da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “É mais um importante bem público global fornecido pela China depois da Iniciativa do Cinturão e Rota”, acrescentou.
Sem Comentários ainda!