No depósito da Jiangxi Jiangling Motors, funcionários chineses da alfândega estão inspecionando carros que estão prestes a “cruzar o oceano” para serem exportados para o Brasil. Este é o primeiro lote de carros na Província de Jiangxi que desfruta do acordo de reconhecimento mútuo do Operador Econômico Autorizado (AEO) entre as alfândegas da China e do Brasil.
O AEO foi iniciado em 1º de janeiro pela Organização Mundial das Alfândegas. Sob o acordo, companhias desfrutarão de procedimentos simplificados, como verificação reduzida ou prioridade de desembaraço aduaneiro, quando exportarem produtos para o outro país.
“O acordo estabeleceu um canal mais conveniente para as exportações de automóveis”, assinalou Ma Jun, diretor responsável pelo comércio exterior da Jiangxi Jiangling Motors Import & Export, acrescentando que uma série de medidas aumentarão efetivamente a rotatividade dos recursos das empresas e reduzirão os custos operacionais.
O acordo de reconhecimento mútuo do AEO é considerado um “cartão dourado” para mercadorias de importação e exportação. Entre as medidas implantadas, há uma taxa mais baixa de revisão de documentos e prioridade para a inspeção de mercadorias.
A introdução da política de facilitação do comércio acelerou o ritmo de globalização das empresas. “O acordo ajuda a melhorar a reputação internacional da nossa empresa e fortalece nossa confiança e segurança na exploração do mercado brasileiro”, disse Ma Jun.
Sem Comentários ainda!