China recupera no mar parte do foguete Longa Marcha-10

Operação inédita marca avanço no desenvolvimento de lançadores reutilizáveis voltados à exploração lunar

A China concluiu com sucesso a primeira missão de resgate e recuperação marítima do primeiro estágio de um foguete. A operação envolveu o Longa Marcha-10 e foi finalizada na manhã desta sexta-feira pela equipe de busca e resgate marítimo, segundo a Agência Espacial Tripulada da China.

O lançamento ocorreu às 11h (horário de Beijing) na quarta-feira. Após a decolagem, o primeiro estágio do foguete realizou uma descida controlada e pousou no mar em uma área previamente determinada. A recuperação foi considerada um passo relevante para o avanço da tecnologia de veículos lançadores reutilizáveis no país.

O Longa Marcha-10 foi desenvolvido principalmente para missões tripuladas de exploração lunar e também poderá apoiar operações da estação espacial chinesa em órbita próxima à Terra. O primeiro estágio recuperado faz parte da versão Longa Marcha-10A e foi projetado para reutilização, o que pode reduzir custos e aumentar a eficiência de futuras missões.

A iniciativa integra os esforços da China para ampliar suas capacidades no setor espacial, especialmente no contexto dos planos de envio de astronautas à Lua nos próximos anos.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.