China construirá corredores ecológicos para pandas gigantes

Projeto visa aumentar a variabilidade genética dos animais ao facilitar a conectividade entre os habitats em que vivem

 

Um programa de corredor ecológico que procura conectar os habitats dos pandas-gigantes foi lançado pelas autoridades de recursos florestais da província de Shaanxi. O objetivo desse plano é o de facilitar o cruzamento natural de animais que vivem em zonas diferentes do habitat fragmentado, aumentando a variabilidade genética dos animais que vivem na natureza.

Com o uso de pontes e canais de passagem, serão construídos seis corredores ecológicos que facilitarão o trânsito dos pandas nas áreas montanhosas de Qinling até o ano de 2027, pelo que afirmou o departamento dos recursos florestais de Shaanxi. Os planos ainda contam com a plantação de bambu e a restauração da vegetação ao longo desses corredores, para que os animais tenham mais fonte de alimento.

O habitat dos pandas na área de Qinling foi dividido em seis partes por conta das atividades humanas ao longo do tempo, do trânsito rodoviário e da construção de estações hidrelétricas, e isso fez com que a conectividade entre os animais que vivem nessas regiões fosse insuficiente, restringindo o desenvolvimento da população, segundo afirmou o vice-diretor do departamento, Tang Zhouhuai. Uma pesquisa recente sobre pandas-gigantes aponta essa região como lar de 345 desses animais, em estado selvagem.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.