Reconhecimento facial é adotado em Xangai para identificar motoristas cansados

Além do cansaço e cochilos dos motoristas, o sistema detectará violações como uso de celular ao volante e fumo

 

A Companhia de Ônibus Jiushi de Xangai, uma grande e importante empresa da cidade chinesa, instalou câmeras de reconhecimento facial e análise de imagens em alguns dos seus ônibus, para que possa identificar motoristas fatigados e, dessa forma, prevenir acidentes. De acordo com Xia Zhirong, que trabalha na companhia, as câmeras capturam todo o movimento e expressão facial dos motoristas, e assim, descobrir os seus comportamentos irregulares ou violações, como o uso de celular ao volante, fumo ou cochilos.

“Ao observar um comportamento anormal, o sistema reagirá e informará aos funcionários de fiscalização dentro de 5 a 10 segundos”, explicou Xia, dizendo que quando o ônibus chegar ao seu destino, o motorista será levado para maiores investigações. Até a Exposição Internacional de Importação da China, que acontecerá em novembro, cerca de 2 mil ônibus em circulação serão equipados com esse sistema de reconhecimento facial.

Nie Qingyi, vice-gerente-geral da companhia, afirmou que até então, a empresa adotava um método de vistoria in-loco para prevenir comportamentos irregulares de condução, mas que os motoristas eram checados apenas uma vez a cada 10 dias e durante cinco minutos. “Agora, graças às câmeras de vigilância que funcionam dia e noite, os comportamentos de condução serão monitorados muito mais estreitamente”.

Ainda será instalado nos ônibus um sistema de advertência panorâmico de 360 graus, que permitirá que os motoristas tenham uma vista de todos os ângulos durante o arranque, estacionamento, volta e condução.


Fonte: Xinhua

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.