China anuncia lançamento do primeiro transportador de empresa privada

O foguete ZQ-1 levará consigo para o espaço o satélite Future, que será usado por um programa da Televisão Central da China

A China irá lançar o seu primeiro foguete transportador movido a combustível sólido de empresa privada no final de 2018. Criado pela Landscape, que produz foguetes e tem base em Pequim, com técnicos que são ex-funcionários da indústria aeroespacial estatal, o ZQ-1 será lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, e carregará consigo um pequeno satélite.

Com 19 m de comprimento e 1,35 m de diâmetro, o foguete tem peso de decolagem de 27 ton e propulsão de 45 ton, além de ser flexível e ter sido desenhado com tecnologia madura e habilidade de resposta rápida. De acordo com Zhang Changwu, CEO da Landspace, se a missão progredir bem, o ZQ-1 será o primeiro foguete transportador privado da China que poderá levar satélites para o espaço.

“Após nove meses de desenvolvimento, a montagem final do aparelho foi completada na segunda-feira (20) e ele entrou em fase de lançamento, mostrando que a empresa é capaz de produzir foguetes”, explicou Zhang.

O satélite Future, que o ZQ-1 irá carregar, deve ser usado para ciência espacial e sensoriamento remoto por um programa da Televisão Central da China. A Landscape já tem planos para lançar o ZQ-2, um foguete movido a combustível líquido, em 2020. Atualmente mais de 60 empresas privadas da China estão entrando na indústria espacial comercial e competindo no mercado para lançamento de pequenos satélites e foguetes.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.