Pesquisadores usam dados de relâmpagos para melhorar estimativa de chuvas

Mapeamento em 3D dos fenômenos possibilita provisão de precipitação iminente

Pesquisadores chineses melhoraram a precisão das previsões a curto prazo para chuvas usando os dados de relâmpagos.

A detecção de relâmpagos e a tecnologia de localização testemunharam um rápido desenvolvimento nos últimos anos. Atualmente, a tecnologia de mapeamento 3D de relâmpagos reduziu o erro de localização horizontal para metros.

A fim de obter dados confiáveis de localização de relâmpagos e promover a aplicação deles na melhoria da previsão de precipitação curta e iminente, os pesquisadores do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências (CAS, sigla em inglês) conduziram campanhas de campo em estações quentes por anos consecutivos e aprenderam as características e padrões dos sistemas climáticos de alto impacto em Pequim e nas áreas circundantes.

Eles estudaram a relação entre relâmpagos e as características microfísicas, como conteúdo de substância de gelo e água.

Com base na conexão física entre o relâmpago e o forte movimento ascendente dentro de nuvens, os pesquisadores extraíram as informações de observação do campo dinâmico convectivo e realizaram a assimilação dos dados de relâmpagos.

 

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.