Zhejiang é a província chinesa líder no uso residencial de placas solares em telhados

Apenas os telhados residenciais da província tinham 7,22 milhões de kW de capacidade solar no fim de agosto

Em meio aos esforços chineses de promover em grande escala o uso de energia ambientalmente correta, a província de Zhejiang é a líder do país no uso residencial de placas solares em telhados. De um total de 10,6 milhões de kW de capacidade solar na província, os telhados residenciais responderam por 7,22 milhões de kW no fim de agosto, de acordo com Cai Gang, vice-diretor da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma. Ele ainda afirmou que a luz solar é a principal fonte de energia renovável em Zhejiang.

O governo provincial adotou em 2018 um subsídio de 0,32 yuan (US$ 0,05) por Kw/h de eletricidade residencial gerada por energia solar, com o objetivo de incentivar o uso familiar dessa energia. Segundo a comissão, nos primeiros oito meses de incentivo, 121 mil famílias instalaram o sistema solar em seus telhados, fazendo com que a capacidade provincial ganhasse 572 mil kW, sendo que se considerados todos os tipos de telhado, o número subia para 2,3 milhões de kW.

O telhado de uma casa rural pode acomodar, em média de 12 a 22 painéis solares, enquanto os prédios urbanos têm capacidade muito maior. Os moradores podem comprar ou alugar os painéis de empresas locais de nova energia, que fornecem serviços de manutenção gratuitos.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.