Xinjiang inaugura seu primeiro geoparque

Localizado na cidade de Keketuohai, o geoparque deverá impulsionar o desenvolvimento sustentável da sua economia

O primeiro geoparque da Região Autônoma Uigur de Xinjiang foi inaugurado oficialmente em Keketuohai, na última semana. Localizado ao sul das Montanhas Altay e na nascente do rio Irtysh, o parque cobre mais de 2.300 km² e oferece vistas deslumbrantes para seus visitantes, como do Grand Canyon Irtysh, grande cratera de mina, montanhas, fósseis, rios e cachoeira.

A UNESCO anunciou em maio de 2017 oito novos geoparques, com o Keketuohai entre eles. “O geoparque deve aumentar a renda local e impulsionar o desenvolvimento sustentável da economia local por meio de sua preciosa passagem geográfica e rara mineração”, afirmou Jin Xiaochi, que é funcionário do parque.

Keketuohai já foi uma área de mineração célebre na China, sendo que de lá foram extraídos metais raros por mais de meio século. O local ganhou fama nacional, uma vez que os minerais da área contribuíram para as indústrias aeroespacial e de defesa nacional. Com a redução dos seus recursos, a indústria de mineração foi suspensa em 2002, o que fez com que Keketuohai se tornasse uma cidade fantasma, o que afetou a renda dos moradores locais.

O governo central e local investiram, nos últimos anos, mais de 2 bilhões de yuans (US$ 289 milhões) para restaurar o ambiente ecológico da área minerada, melhorar a infraestrutura do local e incentivar o seu turismo. No ano passado, a renda líquida anual média dos seus cidadãos foi de mais de 13 mil yuans, o que representa um crescimento de 1.332 yuans. A cidade recebeu quase 3 milhões de turistas chineses e estrangeiros em 2017, 50% a mais do que no ano anterior.


Fonte: Xinhua

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.