Xi se encontra com novo chefe do Executivo da RAEHK, John Lee

Lee assumirá o cargo em 1º de julho

Créditos: Xinhua/Li Xueren

O presidente Xi Jinping se reuniu com John Lee, o recém-nomeado chefe do Executivo do sexto mandato da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), na segunda-feira em Pequim.

Lee, que ganhou a eleição para chefe do Executivo em 8 de maio, assumirá o cargo em 1º de julho de 2022. Xi parabenizou Lee por sua vitória eleitoral e nomeação pelo governo central. Elogiando por manter uma postura inabalável de amar o país e a RAEHK, estar disposto a assumir responsabilidades e desempenhar ativamente suas funções, o presidente disse que Lee fez contribuições para salvaguardar a segurança nacional e a prosperidade e estabilidade de Hong Kong em vários cargos.

“As autoridades centrais dão total aprovação e têm plena confiança em você”, disse Xi a Lee. Sob o novo sistema eleitoral, a RAEHK tem realizado com sucesso as eleições do Comitê Eleitoral, do Conselho Legislativo do sétimo mandato e do chefe do Executivo do sexto mandato desde o ano passado.

Foi comprovado que o novo sistema eleitoral tem desempenhado um papel decisivo na implementação do princípio “patriotas administrando Hong Kong”, na garantia da posição do povo de Hong Kong como seus próprios mestres e na facilitação de um bom ambiente no qual todos os setores da sociedade trabalham juntos em prol do desenvolvimento de Hong Kong, disse Xi.

“Este é um sistema político e democrático que está em consonância com o princípio de ‘um país, dois sistemas’ e adequado às realidades e necessidades de desenvolvimento de Hong Kong”, afirmou Xi. “Isso deve ser valorizado e mantido por muito tempo”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.