Xi preside reunião de liderança sobre o combate ao coronavírus

O presidente chinês agradeceu quem vem lutando na batalha para conter a epidemia e ressaltou a importância da continuação dos esforços nesse sentido

O Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou uma reunião sobre prevenção e controle da epidemia de pneumonia causada pelo coronavírus na segunda-feira (3). Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião e fez um importante discurso.

Em nome do Comitê Central do PCCh, Xi expressou respeito aos que lutam na linha de frente da batalha contra a epidemia e estendeu os cumprimentos aos pacientes e suas famílias. Ele disse que, desde o início do surto epidêmico, o Comitê Central do PCCh vem dando grande importância ao assunto e coordenando os esforços de todos os setores para promover o trabalho de prevenção e controle em pleno andamento.

Xi enfatizou a importância de garantir o sucesso desta causa, uma vez que resultado da prevenção e controle da epidemia tem relação direta na vida e na saúde das pessoas, na estabilidade econômica e social geral e na abertura do país. O presidente chinês disse também que os comitês e governos do partido em todos os níveis devem seguir firmemente o comando unificado, a coordenação e o arranjo do Comitê Central do PCCh e exigiu a execução estrita de ordens e proibições.

A reunião enfatizou a atribuição de atenção completa ao trabalho de prevenção e controle nas áreas fortemente afetadas pelo vírus. Recursos para o tratamento, prevenção e proteção devem ser enviados à primeira linha de batalha contra a epidemia e se deve dar prioridade a satisfazer as necessidades das equipes médicas de primeira linha e dos pacientes. A província do Hubei, em especial Wuhan, continua sendo a máxima prioridade do trabalho de prevenção e controle epidêmicos em todo o país.

A reunião pediu todos os esforços para curar os pacientes, garantir o fornecimento de materiais de proteção médica, melhorar as taxas de admissão e sobrevivência, e reduzir as taxas de contágio e mortalidade. Enfatizou-se a intensificação na pesquisa científica para descobrir a fonte e o mecanismo de transmissão do novo coronavírus e acompanhar de perto a mutação do vírus e a necessidade de proteger a ordem econômica e social, assim como a promoção da educação e comunicação pública.

“O surto é uma grande prova para o sistema e capacidade de governança da China e nós devemos resumir a experiência e tirar uma lição dela”, de acordo com a reunião, que sublinhou que deve-se melhorar o sistema de gestão de emergências do país e a capacidade de conduzir as tarefas urgentes, difíceis, perigosas e importantes; além de realizar uma vistoria das condições sanitárias ambientais, assinalou a reunião, pedindo esforços para fortalecer as áreas com debilidade em saúde pública.

A reunião enfatizou também a necessidade de revisar sistematicamente as áreas de debilidade no sistema de reserva nacional, fortalecer a eficiência e capacidade de reserva e melhorar a capacidade de produção de suprimentos essenciais.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.