Xi preside 14ª Cúpula do BRICS e destaca a importância de parceria de alta qualidade

Evento teve a participação de representantes do grupo, incluindo Jair Bolsonaro

Créditos: Xinhua/Li Xueren

O presidente chinês, Xi Jinping, presidiu a 14ª Cúpula do BRICS na noite de quinta-feira em Pequim por meio de videoconferência. O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi participaram do evento.

Xi disse palavras de boas-vindas e apontou que, no último ano, perante situações complexas e graves, os países do BRICS tinham mantido sempre o espírito do grupo, caraterizado pela abertura, inclusão e cooperação de benefício mútuo, reforçando a cooperação com solidariedade e superado as dificuldades de mãos dadas.

Ele disse que o mecanismo do BRICS mostra a resiliência e a vitalidade, e a cooperação alcançou progressos e resultados positivos. O encontro se realiza no momento crucial em que se decide aonde vai a sociedade humana. Sendo importantes mercados emergentes e grandes países em desenvolvimento, os países do BRICS precisam cumprir as responsabilidades e tomar ações, emitir a voz de igualdade e justiça, reforçar a convicção para vencer a pandemia, aumentar a sinergia para a recuperação econômica, promover o desenvolvimento sustentável e contribuir juntos para o desenvolvimento de alta qualidade, para injetar força positiva, estabilizadora e construtiva ao mundo.

Ele apontou que, no momento, o mundo registra aceleradas mudanças nunca vistas em um século, as quais trazem desafios sem precedentes para a humanidade. Nos últimos 16 anos, o grande navio do BRICS vem singrando as ondas com tenacidade, apesar das torrentes e tempestades, e tem embarcado em uma rota correta de apoio mútuo e cooperação de ganhos compartilhados. Estando na encruzilhada da história, precisamos olhar tanto para trás e manter sempre em mente por que no início estabelecemos o BRICS, como também olhar para frente e enxergar um futuro compartilhado para a parceria de alta qualidade mais abrangente, estreita, prática e inclusiva e embarcar juntos em uma nova jornada da cooperação, afirmou Xi.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.