Xi pede que China e Alemanha aproveitem melhor papel estabilizador

Presidente conversou com chanceler Olaf Scholz sobre a situação na Ucrânia

Créditos: Xinhua/Li Xueren

O presidente chinês, Xi Jinping, participou de uma videoconferência com o chanceler alemão, Olaf Scholz, na  segunda-feira, em que disse que é particularmente importante que os dois países aproveitem melhor o papel estabilizador, construtivo e orientador de seu relacionamento.

Xi observou as atuais mudanças complicadas no cenário internacional e o aumento significativo das dificuldades e desafios para a segurança e o desenvolvimento globais e destacou a necessidade urgente de trazer mais estabilidade e certeza a uma era de transformação.

Scholz ressaltou o ótimo desenvolvimento das relações Alemanha-China nos últimos anos e pediu que os dois lados levem adiante a boa tradição e mantenham o bom ritmo das relações bilaterais. A Alemanha trabalhará com a China na celebração do 50º aniversário dos laços diplomáticos, manterá comunicação e intercâmbio estreitos em todos os níveis, garantirá o sucesso da próxima rodada de consultas intergovernamentais, dialogará sobre a manutenção de cadeias de suprimentos globais estáveis, coordenação de políticas macroeconômicas e outros assuntos importantes.

Os dois líderes também tiveram uma troca de opiniões profunda sobre a situação na Ucrânia. Xi destacou que a China sempre está do lado da paz e tira suas conclusões de forma independente com base nos méritos de cada assunto. O país vem trabalhando à sua maneira para promover a paz e acalmar as tensões.

Xi disse que o lado europeu precisa mostrar responsabilidade histórica e sabedoria política, ter em mente a estabilidade de longo prazo da Europa e promover uma solução de maneira responsável. A segurança da Europa deve ser mantida nas mãos dos próprios europeus, ressaltou.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.


  • Terezinha de Jesus Vergilio disse:

    Que falta faz Angela Merkel.
    No mundo ocidental em sua grande maioria, as plataformas digitais abriram espaço para ascensão de medíocres seres do esgoto.