Xi pede ações mais fortes para lidar com desafios climáticos

Presidente chinês escreveu comunicado para a Cúpula dos Líderes Mundiais na COP26

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na segunda-feira que todas as partes tomem medidas mais fortes para enfrentar em conjunto o desafio climático. Xi fez as declarações em um comunicado escrito para a Cúpula dos Líderes Mundiais na 26ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que está sendo realizada em Glasgow.

“Espero que todas as partes tomem ações mais fortes para proteger o planeta, o lar compartilhado por todos nós”, disse Xi. Segundo ele, os impactos adversos das mudanças climáticas têm se tornado cada vez mais evidentes, apresentando uma urgência crescente para uma ação global.

O presidente chinês fez uma proposta de três pontos para abordar desafios climáticos, incluindo a defesa de um consenso multilateral, o foco em ações concretas e a aceleração da transição verde. “Quando se trata de desafios globais como as mudanças climáticas, o multilateralismo é a receita adequada”, acrescentou.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas e o Acordo de Paris fornecem a base jurídica fundamental para a cooperação internacional sobre o clima. As partes precisam construir com base no consenso existente, aumentar a confiança mútua, intensificar a cooperação e trabalhar juntas para entregar uma COP26 bem-sucedida em Glasgow, observou Xi.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.