Xi Jinping se reúne com reitor da Universidade de Harvard

O presidente chinês e o reitor falaram sobre a promoção de intercâmbios e cooperação entre instituições de ensino e pesquisa da China e dos EUA

O presidente chinês Xi Jinping e o reitor da Universidade de Harvard, Lawrence Bacow, realizaram uma reunião nessa semana onde o líder asiático expressou sua esperança de que os intercâmbios culturais entre pessoas dois países possam produzir resultados mais positivos. O fato de essa ser a primeira visita ao exterior feita por Bacow desde que assumiu o cargo foi ressaltado por Xi, que disse que ela mostra a importância que o estadunidense dá para os intercâmbios na educação sino-americana.

Xi afirmou que os intercâmbios e a cooperação na educação são uma parte importante das relações sino-americanas e que ajudam a fortalecer a opinião pública sobre a amizade bilateral. Ele disse que a China defende o aprendizado mútuo, encoraja alunos chineses a estudar no exterior e apoia intercâmbios e a cooperação na educação com outros países.

O presidente chinês ainda disse estar muito feliz com o fato de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter expressado apoio ao intercâmbio bilateral e à cooperação em educação durante o encontro que eles tiveram no final do ano passado, na Argentina.

Entre os pontos enfatizados por Xi, está o fato de durante os últimos 40 anos de reforma e abertura, o rápido desenvolvimento da China se beneficiou da melhoria da educação. O país, segundo ele, está empenhado em promover a modernização da educação. “Vamos ampliar a abertura da educação; fortalecer o intercâmbio e a partilha de experiências com países de todo o mundo; e promover conjuntamente o desenvolvimento da educação”, disse Xi, que ainda mostrou estar disposto a realizar intercâmbios e cooperações mais amplos com instituições do EUA, como Harvard.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.