Xi Jinping é eleito por unanimidade presidente da China e da CMC

Xi Jinping foi eleito presidente chinês por uma votação unânime na manhã deste sábado na atual sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional.

Fonte: Xinhua

Xi, de 64 anos, também foi eleito presidente da Comissão Militar Central (CMC) da República Popular da China por votação unânime. Logo depois da eleição, Xi prestou juramento público de lealdade à Constituição no Grande Salão do Povo.

“Prometo minha lealdade à Constituição da República Popular da China para proteger a autoridade da Constituição, cumprir meus deveres legais”, disse o presidente chinês, acrescentando que “prometo ser leal ao país e ao povo, ser comprometido e honesto em meus deveres, aceitar a supervisão do povo e trabalhar para um grande país socialista moderno que seja próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo.”

Foi a primeira vez que um presidente chinês prestou juramento ao tomar posse.

Em outubro do ano passado, ele foi eleito secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e nomeado presidente da CMC do PCC na primeira sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC.

No primeiro mandato de cinco anos do presidente, a China atingiu êxitos e mudanças históricas. Erguendo-se e tornando-se mais rica, a China está mais forte.

Xi disse em um discurso de abertura no 19º Congresso Nacional do PCC que o socialismo com características chinesas entrou em uma nova época.

No congresso do Partido, o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Época foi codificado no Estatuto do PCC e na Constituição do país em 11 de março, tornando-se no princípio orientador da China.

Ele elaborou um plano de dois passos para o desenvolvimento futuro. De acordo com o plano, a modernização socialista será obtida basicamente de 2020 a 2035. A partir do ano 2035 e até meados do século, a China se tornará um grande país socialista moderno.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.