Xi e Trump trocam mensagens sobre os 40 anos das relações diplomáticas entre China e EUA

Os presidentes ressaltam avanços nas relações bilaterais e planejam estabelecer maior cooperação entre os dois países

Os presidentes da China e dos Estados Unidos, respectivamente Xi Jinping e Donald Trump, trocaram felicitações pelo 40° aniversário de estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Em sua mensagem, Xi disse que as relações China-EUA experimentaram altos e baixos e tiveram um avanço histórico nesses 40 anos, o que trouxe benefícios aos dois povos e contribuiu para a paz, estabilidade e prosperidade do mundo.

O chinês ainda disse que a história mostra que a cooperação é a melhor opção para ambas as nações e que as relações se encontram atualmente em um ponto importante de sua história. “Eu atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-americanas e espero trabalhar com o presidente Trump para avaliar a experiência de desenvolver laços entre os dois países e implementar um consenso, em um esforço conjunto para impulsionar as relações bilaterais, caracterizadas pela coordenação, a cooperação e a estabilidade, a fim de beneficiar os dois povos e as pessoas de todo o mundo”, declarou Xi.

Trump, por sua vez, disse que em 1° de janeiro de 2019 o estabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e China comemorou 40 anos e que nesse período foi feito um grande progresso no desenvolvimento desses laços bilaterais. O presidente estadunidense garantiu que a sua prioridade é promover relações de cooperação entre os dois países que sejam construtivas e acrescentou que a sua sólida amizade com Xi é uma base firme para que ambos os países façam grandes realizações nos próximos anos.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.