Xi conversa com Macron por telefone

China deseja expandir cooperação em áreas como “inteligência artificial, biofarmácia e assuntos oceânicos”

O presidente chinês, Xi Jinping, teve uma conversa por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron, na terça-feira. Xi assinalou que a China e a França devem aumentar a cooperação em áreas tradicionais como energia nuclear civil, aviação e área aeroespacial, e expandir a novos campos, como inteligência artificial, biofarmácia e assuntos oceânicos.

A China, disse ele, está pronta a trabalhar com a França para continuar a cooperação na conservação da biodiversidade, aprofundar a cooperação verde, implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global e realizar cooperação na África e em outras regiões.

China e França também precisam se apoiar na realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e nos Jogos Olímpicos de Paris, acrescentou. Xi disse que, desde o ano passado, ele e Macron mantiveram contato de várias formas, e os importantes consensos alcançados sobre as relações bilaterais estão sendo implementados com importantes progressos já feitos.

Por sua vez, Macron parabenizou a China por sediar com sucesso a cúpula de líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica em Kunming. A França, disse ele, está firmemente comprometida em promover o desenvolvimento das relações UE-China de forma construtiva e dedicada a gerenciar e resolver adequadamente as diferenças, bem como aprofundar a cooperação em áreas como economia, comércio, mudança climática e conservação da biodiversidade, fortalecendo o diálogo em todos os níveis.

A França espera fortalecer a coordenação com a China na Cúpula de Líderes do Grupo dos 20 na Itália e na 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Glasgow, acrescentou.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.