Xi conversa com Biden por telefone

Presidentes falaram sobre relações China-EUA e questões de interesse mútuo

O presidente norte-americano Joe Biden discursa durante uma cerimônia em Washington, D.C., Estados Unidos, 26 de julho de 2021. (Ting Shen/Xinhua)

Créditos: Ting Shen/Xinhua

O presidente chinês, Xi Jinping, falou com o presidente dos EUA, Joe Biden, por telefone a pedido deste na noite desta quinta-feira. Os dois fizeram comunicação e trocas francas sobre as relações China-EUA e questões de interesse mútuo.

Xi apontou que no mundo de hoje as tendências de turbulência e transformação estão evoluindo e os déficits no desenvolvimento e na segurança estão se alargando. Diante de um mundo de mudanças e desordem, a comunidade internacional e os povos de todo o mundo esperam que a China e os EUA assumam a liderança na salvaguarda da paz e segurança mundiais e na promoção do desenvolvimento e da prosperidade globais. Isso é a responsabilidade da China e dos EUA como duas grandes potências.

Ele sublinhou que abordar e definir as relações China-EUA em termos da competição estratégica e ver a China como o rival primário e o desafio mais grave de longo prazo são mau entendimento das relações China-EUA e má interpretação do desenvolvimento da China e engana os povos dos dois países e a comunidade internacional. Os dois lados precisam manter a comunicação em todos os níveis e fazer pleno uso dos existentes canais de comunicação para promover a cooperação bilateral.

Ambos os presidentes viram sua ligação como franca e aprofundada. Eles concordaram em manter contato e instruíram as duas equipes a manterem a comunicação e a cooperação.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.